O Glicada na Estrada foi criado por uma equipe de voluntários (clicar para ver a equipe) com o objetivo de transformar o cuidado com o diabetes em algo acessível a todos, incluindo populações de comunidades remotas. Após diversas expedições médicas voluntárias, desde o Sertão do Brasil até a África, a equipe percebeu a necessidade de uma abordagem mais sustentável e abrangente, além da clínica médica pontual em campo.
Início do Projeto
Em 2019, surgiu a ideia do projeto após a constatação dos desafios de diagnosticar diabetes em áreas com acesso limitado ao sistema de saúde. O projeto teve início em 2021, durante uma ação médica na Amazônia em parceria com o @instituto_dharma. Desde então, o Glicada na Estrada já participou de mais de 15 expedições por todo o Brasil, atendendo mais de 1.300 pacientes.
Impacto e Resultados
Total de ações e expedições: 16
Total de pacientes acolhidos pelo projeto: 1.443
Total de HGT (Dextro): 866
Total HbA1c: 1.301
Disglicemia: 609
344 pré DM
265 DM (47 novos e 218 acompanhamentos)
128 acompanhamentos otimizados
Total de tratamento medicamentoso oferecido: 235
Sem o aparelho apenas 13 diagnósticos teriam sido feitos
Tratamentos
Refere-se à medicação fornecida e recomendações de mudança de estilo de vida. Considerando que todos os pacientes recebem recomendações e orientações, o número de 200 é específico para os casos que receberam medicação direta ou acompanhamento mais intensivo.
Diagnósticos
Sem o uso dos aparelhos de diagnóstico, apenas 13 diagnósticos teriam sido realizados. Com o projeto, conseguimos oferecer orientações, tratamento e recomendações para uma quantidade significativamente maior de pessoas.