Seja um Voluntário do Projeto

No projeto Glicada na Estrada, cada ação médica é coordenada por um voluntário dedicado que assume a responsabilidade geral da expedição. Juntos, trabalhamos para engajar todos os participantes, desde a triagem inicial até a atuação de médicos e agentes de saúde. Nosso objetivo é promover um atendimento eficiente, garantindo que os pacientes sejam encaminhados de acordo com os critérios estabelecidos para a realização dos exames de diabetes.

Ao se tornar um voluntário, você terá a oportunidade de fazer uma diferença significativa na vida de pessoas em comunidades remotas, ajudando a transformar o cuidado com o diabetes em algo mais acessível e eficaz.

Anna Karolina Palhares de Oliveira - Medicina de Emergência

Conheci o projeto quando participei da Expedição da Amazônia em 2023. Eu poderia descrever inúmeros pontos marcantes de ter participado da ação, mas o que mais me impactou, foi poder acompanhar de perto as pessoas que já faziam parte do projeto e como uma ação pensada e planejada para áreas remotas foi capaz de modificar a morbidade da maioria dessas pessoas. O projeto Glicada na estrada vai além de um projeto, me colocou cara a cara com realidades completamente diferentes da minha, me moldou por dentro a ponto de levar essa experiência para o meu dia a dia não só com meus pacientes e os recursos que tenho disponíveis, mas na minha vida…Resiliência, comprometimento, placidez e amor. Muito amor.

Voluntariar é deixar um pouco de si, mas acima de tudo levar um pouco para nos. Não há nada mais gratificante do que se doar. Testa a todo tempo a tua capacidade de amar, mas acima de tudo de deixar ser amado. Não vais só conhecer lugares, culturas e ou culinárias diversas, vais encontrar o melhor…As pessoas…Pessoas que vão te dar a cama deles para ti descansar…Vão preparar a tua comida como banquete para te receber e vocês irão sentar com essas pessoas e receber algo que não vou conseguir descrever e que dinheiro nenhum no mundo é capaz de pagar, porque só irão entender quando sentirem. Meu conselho especial para esta e todas as outras vidas é que se voluntariem e sintam o quão grandiosa é a vida. Há algo muito mágico e perfeito além de você e eu.

Natália Patricio - Estudante de Medicina

Atuei com o glicada na expedição Dharma no Sertão do Piauí em junho de 2022.

O projeto impactou em diversos sentidos na minha vida. Pude participar do diagnóstico de uma doença tão impactante e com tantas possíveis complicações em pessoas que, sem o projeto, provavelmente nunca obteriam o diagnóstico e sofreriam graves consequências disso. Pude fornecer explicações e informações sobre a doença, sobre mudanças de estilo de vida e sobre o tratamento para esses pacientes. Pude vê-los saindo do consultório com medicações suficientes para meses e descansar com o coração tranquilo de que várias vidas foram ajudadas com a pequena-grande ação de coletar uma gota de sangue e inserir numa máquina. Além do diagnóstico, o projeto traz informação, conscientização, tratamento, prevenção e promoção de saúde para localidades em que esse cuidado é escasso. Tudo isso, quando observado com um olhar mais amplo, significa maior expectativa de vida, mais vida sem sequelas, mais vida saudável, mais vida feliz. Poder participar disso foi gratificante e engrandecedor. Sou muito grata.

Para alguém que quer se voluntariar, eu diria: apenas vá! O mundo precisa de você e você precisa do mundo.

Renê Dantas Machado - Clínico Geral

Por duas vezes, tive a oportunidade e o privilégio de participar de projetos médicos voluntários que utilizaram o exame de hemoglobina glicada point of care para diagnosticar diabetes mellitus em comunidades remotas e de difícil acesso: no sertão do Piauí em 2022 e no interior da Amazônia em 2023, em parceria entre o Instituto Dharma e o Glicada na Estrada.

Essa experiência não só transformou minha visão sobre a prática médica, como também deixou uma marca em minha trajetória profissional e pessoal. Enquanto médico em formação, a vivência foi transformadora. Aprendi a importância da eficiência no diagnóstico e a aplicação prática do conhecimento médico.